quinta-feira, 26 de abril de 2007

A VÁRZEA É DE QUEM PRECISA DELA PARA SOBREVIVER

AUDIÊNCIA PÚBLICA TENTA BARRAR A REGULARIZAÇÃO DE FORMA COLETIVA DAS ÁREAS DE VÁRZEA DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM (PA)

A audiência convocada pelo deputado federal Lira Maia, questiona o processo de criação dos PAE’s na várzea, tudo porque estamos propondo um modelo coletivo e não individual e isso vai contra o interesse de grandes criadores, o que leva os mesmos a se voltarem contra as comunidades, pois defendem seus próprios interesses.
Eles querem o titulo individual para continuarem na posse de grandes áreas, condenando a maioria de nossos ribeirinhos a viverem espremidos em pequenas faixas de terra, sem espaço para plantar e criar, tendo que se submeter aos grandes fazendeiros, alugando área que na verdade é do governo.
Agora nos perguntamos se nossos governantes (deputados, vereadores, e outros) vêm conhecer e debater o processo de regularização proposto ou fazer da audiência um ato político em defesa de uma minoria contrária?
Temos direito de sobreviver na terra que cuidamos, com acesso aos lagos, campos e demais áreas de uso de todos. A regularização individual não é reforma agrária, mas sim a forma de continuar beneficiando os grandes e prejudicando os pequenos.
Nós ribeirinhos não vamos aceitar pressão de grandes possuidores de áreas e demais pessoas que querem roubar nossos direitos, contamos com o SPU, INCRA, IBAMA e Ministério Público Federal para fazer valer nossos direitos.
Queremos o titulo coletivo para depois nossas comunidades fazerem os individuais.
E vocês deputados e vereadores? Estão do lado de quem?

Santarém 25 de abril de 2007

Z-20 - Santarém/ STTR - Santarém/ CPP/ CPT/ CONSELHOS REGIONAIS/ CEFTBAM/ MOPEBAM/ FETRAGRI - BAM/ STTR - Belterra/ FETAGRI-PA/ GTA-BAM/ AOMT-BAM/ AMUPAA

Nenhum comentário: