quarta-feira, 11 de abril de 2007

Diálogos na Amazônia





IPAM E PARCEIROS PROMOVEM DIÁLOGOS PARA O

DESENVOLVIMENTO DA ÁREA DA BR – 163

As regiões cortadas pela rodovia Cuiabá-Santarém, ao longo do tempo,

foram sendo ocupadas pelos hoje tradicionais habitantes das áreas ao longo da via.

São populações indígenas, extrativistas, pescadores, agricultores familiares e outros grupos, todos com atividades que, de uma forma ou de outra, acabaram provocando pequenos impactos ambientais em tais regiões.


Mas a abertura de tal estrada, a perspectiva de seu asfaltamento e as demais estratégias de integração da região ao Centro-Sul do país, através de projetos de infra-estrutura, têm facilitado um processo acelerado de ocupação e uso desordenado dos recursos naturais, devido a ações de agropecuaristas, madeireiros, autoridades locais e trabalhadores, dentre outros.
É com a configuração de tal cenário, marcado por inúmeros problemas e conflitos, que surge o Projeto Diálogos Financiado pela União Européia, o Projeto Diálogos é uma de cinco instituições: Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília – CDS/UnB, Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento - CIRAD, Instituto Centro de Vida - ICV, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM, e Fundo Mundial para o Meio Ambiente - WWF-Brasil.
O território de atuação do Projeto Diálogos se inclui na chamada área de influência da rodovia BR-163. Mais especificamente, o projeto atua nas regiões de Santarém e Itaituba (no Pará) e na região denominada Nortão do Mato Grosso (ampla área do Estado, a qual vai até a divisa com o Pará). O projeto se desenvolve a partir da idéia da superação dos conflitos e do uso sustentável dos recursos naturais, na área de influência da BR-163.
Os assuntos prioritários do projeto são o ordenamento territorial e a são o ordenamento territorial e a gestão dos recursos florestais.
No que diz respeito ao ordenamento territorial, o Projeto Diálogos prevê trocas de informações e diretrizes para a conservação ambiental e a distribuição espacial das atividades econômicas , No que se refere à gestão dos recursos florestais, as ações do Projeto Diálogos procuram conter o desmatamento, discutindo e disseminado práticas possíveis de manejo florestal.
O Projeto Diálogos tem por finalidade criar canais de entendimento, ajudando a mediar e tornando possíveis acordos responsáveis entre sociedade, governos e empresários. Como o próprio nome do projeto sugere, sempre buscando promover diálogos.


Para saber mais sobre o Projeto Diálogos e suas atividades:
IPAM, Av. Rui Barbosa, 136,
Bairro da Prainha,
Santarém, Pará.
Telefone: (93) 3522 5538.

Nenhum comentário: