quinta-feira, 19 de abril de 2007

Novo bispo assume a Diocese de Santarém

A diocese do município de Santarém, no oeste do Estado, recebeu ontem à tarde, vindo da cidade de Paulo Afonso, na Bahia, seu novo bispo titular. Trata-se de dom Esmeraldo Barreto Farias, 54 anos, nomeado no dia 28 de fevereiro deste ano pelo Papa Benedito XVI em substituição a dom Lino Vombomel, que foi aposentado por motivos de saúde e já está na região há 26 anos.
Dom Esmeraldo chegou ao aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca por volta das 15h30. Foi recebido pela prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins; por dom Lino Vombomel, e membros do clero regional e fiéis que aguardavam a sua chegada.
Durante o percurso até o Seminário São Pio X, onde dom Esmeraldo vai morar, ele recebeu homenagens de várias comunidades localizadas às margens da rodovia Fernando Guilhon, como de Nossa Senhora do Rosário, do bairro do Santarenzinho, e de São João Batista, que pediam para que ele desse continuidade à caminhada dos movimentos sociais, organizações não-governamentais (ONGs) e outros segmentos que lutam pela preservação da Amazônia, tema abordado na Campanha da Fraternidade deste ano.
Dom Esmeraldo disse que dará continuidade a essa luta, que deverá ser seguida por todos que pretendem harmonizar a relação entre os que propõem o desenvolvimento da região, através da agricultura mecanizada, e os que lutam pela preservação do meio ambiente. Para ele, um dos maiores desafios será encontrar caminhos para fomentar a evangelização em toda a Diocese.

Nenhum comentário: