quarta-feira, 25 de abril de 2007

Pacto pelo Clima

O Brasil tem agora um Pacto de Ação em Defesa do Clima, assinado nesta última terça-feira em São Paulo. Não se trata de uma iniciativa do governo, mas de uma parceria entre as Ongs Greenpeace, WWF, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e as empresas Petrobras, Alcoa e Votorantim. O documento prevê a promoção de ações que, no intervalo de 10 a 20 anos, contribuam para a redução de gases de efeito estufa na atmosfera. Novos signatários são bem-vindos.
A idéia do pacto é pressionar o governo a discutir um plano de desenvolvimento que lide com os desafios colocados pelo aquecimento global. "Precisamos de uma mobilização maior por parte do governo, mas já que o governo não está fazendo o seu papel, a sociedade não vai ficar parada esperando", afirmou Marcelo Furtado, diretor de projetos do Greenpeace Brasil, no evento.
Ao assinarem o pacto, as empresas se propõem a adaptar suas políticas internas e suas formas de produção a metas definidas. Algumas delas são combate ao desmatamento, identificação de áreas vulneráveis do país e redução de emissões. A Votorantim deveria começar por desistir da construção de usina de Tijuco Alto no preservado rio da Ribeira, em São Paulo.

- 25/04/2007
Local: Rio de Janeiro - RJ
Fonte: O Eco

Nenhum comentário: