segunda-feira, 23 de abril de 2007

Povos da Amazônia querem sediar Fórum Social Mundial de 2009

Organizações e movimentos sociais da região amazônica propuseram receber a edição de 2009 do Fórum Social Mundial. A decisão sobre a próxima sede deve ser tomada no início de junho deste ano, em reunião do Conselho Internacional do FSM, em Berlim (Alemanha).

Por iniciativa de organizações e movimentos sociais da Amazônia, a possibilidade de realizar um encontro mundial na região estará na mesa do CI para avaliação.Em janeiro de 2008, o FSM fará uma experiência de eventos múltiplos, em diferentes regiões, como contraponto ao Fórum Econômico Mundial, em Davos.
Essa edição não centralizada será chamada de Jornadas de Mobilização Global e poderá ter um grande evento no Brasil (possivelmente conjunta com uma terceira edição do Fórum Social Brasileiro, na Bahia) e vários encontros ou manifestações regionais.
A candidatura amazônica é para a edição seguinte, novamente centralizada, e surge como alternativa a diferentes possibilidades já cogitadas, inclusive de cidades brasileiras, como Porto Alegre e Curitiba. A existência de uma articulação em defesa da ida do FSM para a região da floresta já havia sido mencionada pela diretora de Relações Institucionais do Instituto Paulo Freire, Salete Valesan Camba, durante o evento chamado Diálogos com a África, realizado por organizações do movimento negro em São Paulo na volta do FSM 2007, em Nairóbi.A idéia de uma próxima edição na África, que também deve ser considerada pelo Conselho Internacional, poderá se transformar em proposta de apoio à realização de um Fórum Social Africano entre 2008 e 2009, e depois disso em uma articulação para realizar um novo evento mundial em outro país do continente.
O argumento amazônicoO documento intitulado Candidatura da Região Amazônica para sede do Fórum Social Mundial 2009 dirigido ao Comitê Organizador Brasileiro e ao Conselho Internacional do FSM começou a circular na última sexta-feira (20), para adesões de entidades de outras regiões e possíveis ajustes no próprio texto. A cidade sugerida como sede física do encontro é Belém, e as organizações proponentes esperam que não seja considerada uma candidatura apenas brasileira.
Reunindo nove países, a região amazônica já ocupa um lugar simbólico como centro dos debates mundiais sobre as conseqüências do aquecimento global, por sua vez resultantes do uso insustentável dos recursos do planeta. Os riscos de destruição da floresta ''com as maiores reservas de biodiversidade e água doce, além de abrigar enorme sociodiversidade, representada nas suas populações tradicionais e povos indígenas'' mostram que outro mundo é possível e urgente.


Fonte: Ciranda.net

Nenhum comentário: