sexta-feira, 13 de abril de 2007


AREAS PROTEGIDAS



O sistema de áreas protegidas é considerado um dos principais mecanismos de proteção da diversidade biológica, dos endemismos e das estruturas geológicas e das paisagens do Brasil.

Cerca de 3, 9% do território nacional estão sob a proteção federal na forma de diferentes categorias, distribuídas em 35 Parques Nacionais, 23 Reservas Biológicas, 21 Estações Ecológicas, 16 Áreas de Proteção Ambiental (APAs), 9 Reservas Extrativistas e 39 Florestas Nacionais além de Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs), que são áreas de conservação em propriedades privadas.

O Eco turismo opera justamente em algumas dessas áreas protegidas, em especial nos Parques Nacionais, Estaduais e Municipais, nas Florestas Nacionais e nas Áreas de Proteção Ambiental. São elas o primeiro destino ecoturístico procurado pelos fluxos nacionais e internacionais.


O conjunto de Unidades de Conservação sob jurisdição federal, à exceção das reservas biológicas e estações ecológicas, somado às áreas protegidas estaduais e municipais e às propriedades particulares adaptadas para fins turísticos, oferecem, juntamente com a rica diversidade cultural, condições excepcionais para o desenvolvimento do Ecoturismo no Brasil.

Nenhum comentário: