quinta-feira, 26 de abril de 2007

Previdência Social registra 8 mil 711 acidentes de trabalho no Estado do Pará

Dados mais recentes disponibilizados pela Previdência Social apontam que, no ano de 2005, foram registrados no Estado do Pará 8 mil 711 acidentes de trabalho.

Em todo o Brasil, o número chegou a quase 50 mil. Desses 429 mil 621 levaram à incapacidade temporária, 13 mil 614 à incapacidade permanente e 2 mil 708 ao óbito.
Em todo o mundo, a Organização Internacional do Trabalho calcula que três trabalhadores morrem a cada minuto vítimas de condições penosas ou inadequadas de trabalho.
O subdelegado do Trabalho, em Santarém, Carlos Edílson Matos, disse que no ano passado, três trabalhadores morreram vítimas de acidente de trabalho....
Aqui na região, segundo ainda o subdelegado, as doenças ocupacionais ocorrem muito nas fazendas, onde são utilizados agrotóxicos.
As estatísticas da Previdência levam em conta apenas os trabalhadores com carteira assinada. Estão fora delas os funcionários públicos e os trabalhadores do mercado informal.
Trata-se de um contingente de mais de 45 milhões de trabalhadores excluídos das estatísticas oficiais.
Além deles, o próprio Ministério do Trabalho e Emprego, admite que mais da metade dos acidentes ocorridos, no contingente de mais de 30 milhões de trabalhadores registrados não chega a ser notificada porque a empresa sonega a informação.

O País gasta entre 3,5% e 4% do seu PIB para cobrir as perdas de acidentes. Isso representa perto de R$ 40 bilhões de reais anuais.A gravidade da situação levou a Organização Internacional do Trabalho a, em 2001, instituir 28 de abril como Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Joelma Viana
Jornal do Meio Dia
Rádio Rural, 24/04/07

Nenhum comentário: