quarta-feira, 25 de abril de 2007

Escravo: 20 trabalhadores libertados

O Grupo de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) libertou, no último sábado (21), 20 trabalhadores da fazenda Santa Terezinha, em São Félix do Xingu, no Pará. Eles viviam em condições semelhantes à de escravidão e foram contratados diretamente pelo proprietário Erivaldo Cañedo para trabalhar no roçado.
Dez dos trabalhadores foram encontrados na fazenda, roçando a mata para derrubada, para posterior formação de pasto. Os demais tinham sido retirados pelo empregador e levados para uma propriedade vizinha enquanto a equipe do Grupo Móvel tentava entrar na fazenda. Na propriedade, não existia nenhuma edificação, somente os barracos construídos para alojamento dos trabalhadores, além da cantina.
O proprietário teve que pagar cerca de R$ 46 mil em indenizações aos empregados, provenientes do município de São Félix do Xingu (a maior parte) e do Maranhão (quatro). Entre eles havia um menor, de 17 anos. Todos já foram encaminhados para suas cidades de origem.
Desde o começo do ano foram libertados 1.208 trabalhadores em 62 fazendas fiscalizadas pelo país. Foram realizadas 26 operações e pagos R$ 1,1 milhão em indenizações trabalhistas. Ao serem resgatados dos locais em que se encontram pelo Grupo Móvel, os trabalhadores recebem as verbas trabalhistas devidas, seguro-desemprego, alimentação, hospedagem e transporte aos locais de origem, além de orientação jurídica e inclusão em programas de transferência de renda do governo federal.
- 25/04/2007
Local: Belém - PA
Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário: