sexta-feira, 20 de abril de 2007

Comissão Indígena vai a Brasília.

















A Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) foi instalada dia 19 de abril, a tarde, no Palácio do Planalto, em Brasília. A posse das 20 lideranças indicadas por organizações indígenas e quatro representantes de entidades da sociedade civil com assento no colegiado aconteceu em uma solenidade com o presidente Lula.
A CNPI vai integrar a estrutura do Ministério da Justiça e terá oficialmente a função de propor diretrizes para a política indigenista do governo federal e acompanhar a tramitação de projetos de lei, entre várias outras.
A criação de um colegiado semelhante é uma antiga reivindicação do movimento indígena. Antes, às 10h, no Ministério da Justiça, foram assinadas as portarias declaratórias de sete Terras Indígenas: Cachoeirinha (MS), da etnia Terena; Guarani de Araçaí (SC), da etnia Guarani; Riozinho do Alto Envira (AC), da etnia Ashaninka e isolados; Toldo Imbu (SC), da etnia Kaingang; Toldo Pinhal (SC), da etnia Kaingang; Xapecó (SC), da etnia Kaingang; e Yvyporã Laranjinha (PR), da etnia Nhandeva Guarani.

Nenhum comentário: