sexta-feira, 13 de abril de 2007

ECOTURISMO:

ECOTURISMO

O ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas. Pela riqueza de ecossistemas e de biodiversidade, o Brasil é um país privilegiado para a exploração dessa atividade. Segundo a Embratur, foram identificados 96 pólos de ecoturismo, divididos nas 05 regiões do país, a região Oeste do Pará esta inserido o pólo Tapajós.

Além de apreciar a natureza o ecoturista pode também praticar experiências comunitárias, fazer caminhadas em trilhas devidamente conservadas, passeios de canoas e outras atividades comuns na comunidade.
A procura por um turismo onde o grande atrativo é a natureza e a relação do homem com o meio ambiente tem se intensificado cada vez mais.

Contrapondo-se ao turismo de massa, o ecoturismo atua com pequenos grupos, pela própria necessidade de reduzir os impactos nos locais visitados e garantir a sustentabilidade da principal fonte de renda da atividade: o ambiente natural. No entanto, os números começam a tomar proporções grandiosas, despertando a preocupação de governos e da sociedade civil organizada, as áreas mais visadas são as de reservas como: Flona, Resex, Assentamentos, quilombos, reservas indígenas e outros, por proporcionarem grande potencialidade cultural, ambiental e diversidade biológica.

Nenhum comentário: