terça-feira, 8 de maio de 2007

Santarém recebe a plenária do PTP nesta terça-feira (08)

Da RedaçãoAgência Pará
Santarém sedia nesta terça-feira (08), a nona edição do Planejamento Territorial Participativo (PTP). O evento começa às 9h, no Iate Clube do município, na rua 24 de outubro, no Bairro da Liberdade. A plenária deve contar com a participação de cerca de três mil pessoas das delegações dos municípios de Alenquer, Almerim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa que compõem a Região de Integração do Baixo Amazonas. Cerca de 20 mil pessoas já participaram do PTP até o momento.
A governadora Ana Júlia Carepa deve comparecer a mais esta plenária. As reuniões contam ainda com a presença de secretários de Estado e auxiliares do governo, que são apresentados e ficam à disposição do público para discutir questões específicas com os grupos presentes. Os secretários também participam dos grupos temáticos que elegem as metas e prioridades de cada região de integração.
A Região de Integração Baixo Amazonas possui uma população estimada de 643.531 habitantes, sendo Santarém e Monte Alegre os municípios mais populosos com 276.076 habitantes e 69.375 habitantes, respectivamente. Já Curuá e Terra Santa apresentam os menores números populacionais com 9.943 habitantes e 10.467 habitantes, respectivamente.
A População Economicamente Ativa, segundo o Programa Nacional de Amostra por Domicílio, é de 223.042 habitantes, que corresponde a 9,2% do total da população de todas as regiões de integração, que é de 2.412.062 habitantes. Já o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conforme o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento, dessa região é de 0,677 com destaque para o município de Santarém com um IDH de 0,745 e Almerim com o indicador de 0,745. /
O Produto Interno Bruto é de R$ 2.698.362 (mil), com destaque para Santarém que contribui com 39% do PIB da região. Já Terra Santa, Curuá e Faro são os menos expressivos em termos de participação, todos com aproximadamente 1% do PIB do Baixo Amazonas. Do total de impostos gerados na região, Oriximiná foi o município que mais arrecadou, com uma contribuição em torno de 50%, seguido de Santarém com 38%. Por outro lado, Faro que teve a menor participação, ficando com cerca de 0,12% . Depois de Santarém serão realizadas as plenárias das regiões de Integração Araguaia, com sede em Conceição do Araguaia (quinta, 10), e a de Carajás, em Marabá no sábado (12).
As plenárias do PTP se encerram no próximo dia 19, em Belém.
Texto: Ivonete Motta - Sepof

Nenhum comentário: