terça-feira, 8 de maio de 2007

O Povo em Movimento (PTP-Baixo Amazonas)

Indígenas, negros, mulheres, trabalhadores e trabalhadoras rurais e urban@s, gays, jovens, pescadores e pescadoras, estudantes, idosos, crianças. 3.500 pessoas representando os mais variados seguimentos de moradores da região do baixo amazonas.
Assim começou, no dia 08 de maio de 2007, ‘as 09:00h, em Santarém, as margens do Rio Tapajós, a plenária do Planejamento Territorial Participativo (PTP), organizada pelo Governo do Estado do Pará e realizada por todos os participantes.
Os objetivos da Plenária eram apresentar a Orientação Base Estratégica do Governo do Estado para 2008-2011; Oportunizar um espaço democrático para que a população apresente desafios e/ou qualifique desafios já identificados, escolhendo os principais como prioridades para a região e transformar estes desafios em indicativos para a base do Plano de desenvolvimento Regional Integrado e a elaboração do PPA.
Na abertura da mesa, que foi composta pelo Vice Governador do Estado, lideranças do movimento social organizado, Deputados, Vereadores, Prefeitos, e lideranças empresariais, o Deputado Estadual Airton Faleiro, líder do Governo na Assembléia Legislativa, disse que “este é um momento histórico, pois é a primeira vez na história do Estado que um governo leva seus planos para discutir como povo”.
Venilson Taveira, Presidente do Centro de Estudos, Formação e Pesquisa dos Trabalhadores do Baixo Amazonas, que representou os movimentos sociais na composição da mesa, disse que momentos como estes são fundamentais para que as autoridades possam conhecer de perto os anseios da população.
Aproveitando a ocasião Venilson entregou nas mãos do Vice Governador do Estado, Odair Corrêa uma carta com reivindicações dos Movimentos Sociais da Região do Baixo Amazonas (leia carta na integra abaixo).
Simone Ribeiro, assessora de imprensa da União das Entidades Comunitárias de Santarém (UNECOS), disse que a expectativa da entidade é que desta plenária saiam propostas que realmente possam ser executadas pelo Governo do Estado nos próximos 04 anos. Já Tarcisio Maia, coordenador do Projeto GESTAR-BAM, falou que este é um grande passo para a consolidação da democracia no estado.
A tarde a programação continua com a divisão em grupos temático e plenária para a apresentação de relatórios e propostas complementares para serem incluídas no PPA

Marquinho Mota
Assessor de Comunicação
PROFOR163
GTA-BAM CEFT-BAM

Nenhum comentário: