segunda-feira, 7 de maio de 2007

A IMPORTÂNCIA DA AGROECOLGIA PARA A MANUTENÇAO DO ECOSSISTEMA

A Agroecologia tem grande importância quando o assunto é a manutenção do clima. Essa importância está relacionada ao jeito de se planejar a questão produtiva, pois uma das características da Agroecologia é a observação minuciosa de todos os aspectos relacionados ao meio ambiente.
Assim, leva-se em consideração o tipo de solo, a vegetação existente, os mananciais hídricos, a fauna da região, a temperatura média das comunidades, a distribuição das chuvas, os costumes das populações, o conhecimento tradicional, enfim, tudo que pode interferir no processo produtivo.
Dessa forma, com um bom planejamento do trabalho passa-se a colocar em prática apenas aquilo que, em comum acordo com todos os atores envolvidos, demonstra ser mais viável, não apenas no sentido econômico, mas também considerando as abordagens ambientais, sociais e culturais do lugar.
Produzir, a partir dos princípios da Agroecologia, significa produzir riquezas, sendo estas para consumo local, visando a segurança alimentar e nutricional, ou para comercialização, no sentido de se melhorar a renda monetária das famílias. A conclusão é que a produção é determinada pela vocação do lugar.
Se a idéia é produzir de acordo com a vocação local, os encarregados pelo processo produtivo irão respeitar todos os aspectos característicos desse local e um dos aspectos muito importantes a serem considerados é a questão do clima. Aliado ao clima está a vegetação e aliados a esta estão os animais e os cursos de água.
E toda essa prática de trabalhar respeitando as características locais, mantendo o solo sempre coberto, nunca expondo-o às intempéries que causam erosão, deixando a cobertura vegetal nas margens dos igarapés e aprendendo a produzir mantendo a floresta em pé, vai ajudar a manter o ecossistema com o mínimo de perturbações.
O solo protegido da erosão facilita a infiltração da água das chuvas para o subsolo. Essa água infiltrada vai alimentar os lençóis freáticos, que por sua vez irão alimentar os igarapés e rios, contribuindo para que o ciclo da água não sofra alterações. O ciclo da água é fundamental para a distribuição das chuvas.
Já a distribuição das chuvas vai determinar o tipo de vegetação, tanto a vegetação que cresce naturalmente como a itaubeira, o cumaruzeiro, a andirobeira, como aquela que é cultivada pelo ser humano, como as lavouras de mandioca, milho, arroz e café além das fruteiras como a pupunheira, o cupuaçuzeiro e também as pastagens.
Observa-se, então, que tudo faz parte de um todo, como se fosse o corpo de uma pessoa. Um pequeno ferimento na ponta do dedo mínimo pode se tornar uma porta de entrada para uma bactéria mortal. Assim também qualquer desrespeito com o solo, água, vegetação ou clima pode ser crucial para uma modificação no ecossistema.
As modificações na dinâmica da vida na Amazônia, por menores que sejam, têm a capacidade de bagunçar com clima e este, dá suas respostas. Quer seja com secas prolongadas causando morte de peixes e prejuízos na agricultura ou pecuária, quer seja com rigorosos temporais que causam desmoronamentos, soterramentos e grandes enchentes.
Já um ecossistema com pouca perturbação é muito mais tolerante aos reclames da natureza. Isso porque contribui para a manutenção dos ciclos, principalmente da água. Pode-se afirmar que grande parte da estabilidade do clima depende do ciclo da água. É por causa disso que a Agroecologia, ao respeitar o ciclo da água, entre outros aspectos ambientais, tem grande importância para a manutenção do ecossistema.

Nenhum comentário: