segunda-feira, 7 de maio de 2007

Belterra ganha Telecentro para a Inclusão Digital

Na programação do aniversário da cidade de Belterra, Projeto Saúde & Alegria, RITs, Prefeitura Municipal e Petrobrás inauguram o telecentro.
A inclusão digital é cada vez mais uma condição fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural em qualquer região. Cada vez mais se configura a sociedade da informação, onde o acesso das pessoas aos meios tecnológicos do campo da comunicação, é tão importante quanto outras demandas sociais. Sem as condições de acessar e construir novos conhecimentos, as pessoas estão afastadas das oportunidades de desenvolvimento.
Hoje, o Brasil ainda se depara com tristes indicadores que mostram que muito ainda tem que ser feito para que os cidadão tenham acesso às TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). É a exclusão digital. Apenas 12,46% da população brasileira têm acesso a computadores e somente 8,31% estão conectados à Internet. Entendendo isso, vários esforços feitos por organizações da sociedade civil e governos, vem permitindo implantar projetos para contribuir com a inclusão digital no país.
O Projeto Saúde & Alegria vêm desenvolvendo projetos nessa área desde o ano de 2003. No município de Belterra, implantou o primeiro telecentro da área rural na Comunidade de Maguari, na Floresta Nacional do Tapajós, que faz parte de uma rede que já conta com quatro telecentros e dois pontos de acesso nas comunidades onde atua. Em parceria com outra organização não-governamental, a Rits – Rede de Informações para o Terceiro Setor, sediado no Rio de Janeiro, que também se ocupa de promover a inclusão digital em diversos estados do Brasil, o PSA vem trabalhando para aumentar o alcance desses projetos.
O Telecentro de Inclusão Digital da Cidade de Belterra, que será inaugurado nesta sexta-feira, dia 04 de maio às 14h horas, é fruto de novas alianças que visam garantir a inclusão digital para a população. Trata-se da parceria estratégica envolvendo a Prefeitura Municipal de Belterra, o Projeto Saúde & Alegria, a Rits, e o financiamento da Petrobras. Desde o ano de 2005 a Petrobrás vem implantando telecentros em regiões de baixo IDH. A iniciativa integra o Programa Petrobras Fome Zero e visa ampliar a cidadania por meio da inclusão digital, fazendo uso intensivo da tecnologia de informação. Atualmente, existem no Brasil 50 unidades do projeto.
Este telecentro de Belterra é o primeiro ponto de acesso público da área urbana do município, contando com estrutura física e 20 computadores conectados à internet, funcionando num antigo prédio de beneficiamento da borracha, atividade que deu origem àquele município. Já está em funcionando desde o ano passado e atende todos os meses mais de 400 pessoas em cursos de informática e cidadania. Além da inclusão digital, o telecentro serve de espaço para eventos sociais da cidade, aulas de música, dança, teatro e capoeira, contando com um auditório, uma biblioteca, e mais recentemente, o início de um museu da borracha valorizando o patrimônio histórico do município.
Na cerimônia de inauguração estarão presentes representantes das organizações parceiras. Geraldo Pastana - Prefeito de Belterra, Fábio Pena - do Projeto Saúde & Alegria, Luiz Antônio, da RITS, tendo como participação especial, Denise Cordeiro, da Gerência de Responsabilidade Social da Petrobrás. O evento faz parte das comemorações do aniversário da cidade de Belterra, que recebe como presente a inclusão digital.

Data, hora do evento: Sexta-feira, dia 04 de maio à 14:00h
Local: Estrada 04 (próximo à Praça Brasil e ao cercado)

Mais informações:

Fábio Pena
Projeto Saúde & Alegria
Fones: 93 3522 2161/ 3522 1015/ 3522 5144
e-mail: fabinho@saudeealegr ia.org.br

Nenhum comentário: