segunda-feira, 11 de junho de 2007

PLANO BR-163 SUSTENTÁVEL: SOCIEDADE CIVIL LEVA BOLO NO PALÁCIO DO PLANALTO

Manifestantes tentam protocolar ?bolo de aniversário? de um ano de plano parado.

Acompanhados de palhaços em pernas de pau, com faixas, apitos e instrumentos musicais, representantes da sociedade civil organizada tentaram protocolar um bolo no Palácio do Planalto hoje, 5 de junho, quando o Plano BR-163 Sustentável completa um ano de lançamento sem implementação. Impedida por seguranças, a entrega do bolo fez parte de ato realizado pelo Consórcio pelo Desenvolvimento Socioambiental da BR-163 (CONDESSA), na Praça dos Três Poderes, para marcar a data, também Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia.
O ato começou por volta das 10 horas, com a chegada do bolo de 6 quilos e 90 centímetros de comprimento, representando os problemas da BR-163, com carros e caminhões atolados em parte da rodovia não asfaltada.
O presidente Lula também estava no bolo, pedindo carona à beira da estrada, em meio a animais e vegetação do mini-cenário.
Palhaços animaram o ato e chamaram a atenção de quem passava, tocando instrumentos musicais em pernas de pau, com apitos e faixas que exigiam comprometimento do governo federal com a implementação do Plano BR-163 Sustentável, e distribuindo balas, línguas de sogra e narizes de palhaço.
Por volta das 11 horas, os manifestantes seguiram rumo ao protocolo do Palácio do Planalto, levando o bolo e um documento do CONDESSA, que traz avaliação do Plano da BR-163, e aponta os principais problemas nas regiões ao longo da rodovia.
A entrega do bolo não foi permitida pelos seguranças, e apenas alguns representantes de entidades socioambientais puderam prosseguir, para protocolar e encaminhar o documento ao presidente Lula.
O protesto retornou à Praça dos Três Poderes, e o ato foi encerrado logo em seguida, com distribuição de bolo entre os manifestantes e pessoas que passavam.

Nenhum comentário: