sexta-feira, 6 de julho de 2007

VII FEPAM-BAM: O Grande Sucesso da Produção Familiar do Baixo Amazonas.

"...Pé de moleque, alecrim, canela, eu vim pra vender quem quer comprar..." *

Tendo o encontro das águas do Tapajós e do Amazonas como pano de fundo, começou ontem, dia 05 de julho de 2007, com a presença de mais de 1.500 pessoas a VII Feira da Produção Familiar do Baixo Amazonas (FEPAM-BAM), em Santarém, no oeste paraense.
Agricultores e agricultoras, oriundos de 11 municípios da região, expõem seus produtos para tod@s e fortalecem um sentimento de união entre @s participantes, que só estando presente para ver.
Na FEPAM-BAM temos de tudo um pouco: panelas de barro, artesanato em tecido, artesanato com sementes, artesanato em madeira, oficinas caboclas, farinha, mel de abelha, pato no tucupí, galhinha caipira, peixe frito, doce de frutas regionais e claro bombom de castanha do Pará coberto com chocolate de cupuaçu (Hummmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!) vocês precisam provar isso.
A noite tivemos apresentação de carimbó, músicas regionais e pessoas bonitas compartilhando este momento único da nossa cultura e agricultura regional.
De hoje até domingo na feira, vão ocorrer também oficinas sobre vários temas, desde economia solidária, agricultura familiar x agro negócio, etc.
Ficamos devendo as fotos da abertura da feira, mas ainda hoje colocaremos na rede para tod@s.
Bom dia e venha para a Feira.

"...Farinha rapadura e graviola, eu vim pra vender, quem quer comprar.
Pavio de cadeeiro panela de barro, menino vou me embora tenho que voltar..."*

Marquinho Mota
Assessor de Comunicação
CEFT-BAM
GTA-BAM/PROFOR163

*letra da música Feira de Mangaio, cantada por Clara Nunes.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

VII FEPAM-BAM: O fortalecimento da agricultura familiar.

Inicia hoje, quinta feira, dia 05 de julho de 2007, e prossegue até o domingo, dia 08, na Praça Barão de Santarém, no Município de Santarém, Oeste Paraense, a VII Feira da Produção Familiar Do Baixo Amazonas (FEPAM-BAM). Este ano a Feira contará com a participação de 109 entidades, representando 11 Municípios do Oeste Paraense e 01 Município (Gurupá) da Região da Ilha do Marajó. Os participantes ocuparão 90 standes, sendo que destes, 84 serão ocupados por associações ligadas a agricultura familiar, e 06 por órgãos de assistência técnica. A programação iniciará hoje, às 19:00h com as boas vindas aos participantes e abertura dos standes. O Blog "O Tucumã" estará fazendo matérias atualizadas diariamente sobre a feira. Fique por dentro do que vai acontecer na VII FEPAM-BAM aqui com a gente. Marquinho Mota Assessor de Comunicação CEFT-BAM GTA-BAM - PROFOR163.

Incêndio destrói GTA Nacional e biblioteca do Zôo de Brasília

Do CorreioWeb - http://noticias. correioweb. com.br/materias. phpid=2712280&sub=Distrito% 20Federal
03/07/200721h59-Um incêndio de causas não conhecidas destruiu por completo a biblioteca do Jardim Zoológico de Brasília na noite desta terça-feira. No local ficavam guardados documentos, um extenso acervo de livros, além de fotos que retratavam a história do Zôo, que completará 50 anos em dezembro. Também foram destruídos outros dois galpões. Em um funcionava o Grupo de Trabalho da Amazônia (GTA) e no outro o escritório da Associação de Benfeitores dos Parques do DF (Abenparque) . O fogo devastou tudo o que estava dentro dos galpões e, segundo testemunhas, três pessoas que estavam dentro de um dos escritórios conseguiram escapar sem ferimentos. Tanto a biblioteca quanto os outros dois escritórios atingidos pelo fogo ficavam no setor entre a Hípica de Brasília e o Jardim Zoológico. Os três galpões eram feitos de madeira, o que fez com que o fogo se alastrasse rapidamente destruindo cerca de 200 metros quadrados. “O incêndio começou por volta das 18h50. Tentamos apagar o fogo com dois extintores, mas não conseguimos. Era fogo demais”, conta o vigilante diurno do local, Genival de Jesus Santos. O diretor do Jardim Zoológico, Raul Gonzalez, ficou assustado quando soube da fatalidade. “Desde 1997 estávamos instalados aqui. Toda a nossa história foi queimada e é uma perda irreparável. Estou muito triste”, lamenta González. O diretor explica que a biblioteca era muito freqüentada por crianças e adolescentes interessados em pesquisar sobre a fauna. “Será menos um ponto cultural para Brasília”, pondera. Segundo o major Negrão, responsável pela ação do Corpo de Bombeiros no acidente, o incêndio não durou mais que 30 minutos. Mas por causa do clima seco, e do material que eram feitos os escritórios, o fogo destruiu tudo. “A perícia só será feita amanhã [nesta quarta-feira] e o laudo com as causas do incêndio deve sair dentro de 15 dias”, finalizou Negrão. __._,_.___

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Trairão realiza Oficina de Comunicação Comunitária.


A Rádio Comunitária 104.9 em parceria com a Secretaria de Promoção Social do Município de Trairão , localizado nas margens da BR 163, no Estado do Pará, , realizaram no período de 28 de junho a 01 de julho, a I Oficina de Comunicação Comunitária do Município.
Este evento teve por objetivo capacitar lideranças comunitárias e moradores para o entendimento do que é uma rádio comunitária e para a produção radiofônica.
Ao todo participaram 35 pessoas entre moradores de Trairão e moradores do Distrito de , Campo Verde, Município de Itaituba localizado no KM 30 da BR 163.
Durante a oficina, várias atividades foram realizadas, entre elas, dinâmicas, exibição de vídeos, exercícios, e gravações de programas simulados.
Segundo Gerson Augusto Rodrigues da Silva, comunicador da Rádio Comunitária Campo Verde, conhecido como GR Silva, a oficina foi importante porque "quando você participa, você fica sabendo realmente o que é uma rádio comunitária e como se deve trabalhar com ela, e o mais importanate você descobre o que é comunicação".
Já Valdinei Cordeiro, comunicador da 104.9, "a oficina permitiu criar e fortalecer as relações de amizades existente, e permitiu o acesso das pessoas que ainda não conheciam a rádio"
Esta oficina teve o apoio do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Baixo Amazonas (CEFT-BAM) Grupo de Trabalho Amazônico Regional Baixo Amazonas atraveés do PROFOR163, e foi facilitada pelo Assessor de Comunicação do GTA-BAM, Marquinho Mota.